16.4.12

Ore pelos cristãos na Eritréia

Amados,eu decidi que cada mês eu vou colocar aqui um país em perseguição aos cristãos,e oraremos por eles,e quero que você entrem nessa corrente de oração comigo.amém? Espero que tenham respondido amém,rsrsrs .Oraremos esse mês ....Por                                                     ERITRÉIA
Nome oficial: República da Eritréia.
Nacionalidade: Eritréia.
Data nacional: 24 de maio (Independência).
Capital: Asmará
Cidades principais: Asmará (358.100) (1990); Assab (50.000), Keren (40.000), Massawa (40.000) (1992).
Idioma: inglês, árabe, tigrina, tigre, saho, afar, edareb, cunama, nara, bilieno.
Religião: cristianismo 50%, islamismo 50% (1993).

A Igreja

A guerra e a entrada de membros das Nações Unidas com muito tempo e dinheiro afetou a trama moral da sociedade. A AIDS tornou-se o principal desafio e a Igreja foi afetada.
O treinamento de liderança é necessário, principalmente para os líderes eclesiásticos formados a partir do reavivamento dentro da Igreja Ortodoxa.
A Igreja precisa ser preparada para evangelizar muçulmanos e membros da Igreja Ortodoxa.
A Igreja das áreas onde eles são perseguidos pelo Estado ou pela família precisa de motivação e preparo para continuar na fé e compartilhá-la com seus perseguidores.
A perseguição é mais comum nas áreas de fronteira com a Somália devido sua maioria ortodoxa e islâmica. No dia 15 de maio de 2002, o ministro do governo encarregado dos Assuntos Religiosos convocou uma reunião de nove grupos religiosos. Na reunião, foi comunicada a vontade do governo de tratar do assunto do registro. O pré-requisito era o preenchimento de um formulário de solicitação. Até que o registro seja concedido, todas as reuniões da igreja (excluindo a Igreja Luterana) ficam suspensas.
Os evangélicos não têm personalidade jurídica e neste momento, os registros não foram concedidos. Atualmente, as igrejas evangélicas reúnem-se ilegalmente nas casas. Existe atualmente uma quantidade de estudantes na prisão por não terem deixado a fé. Eles se reuniam na igreja quando isso era ilegal. O governo está incomodado com a má publicidade e os líderes eclesiásticos sabem que se isso se tornar conhecido do mundo exterior o golpe pode atingi-los.  
O governo é negativo em relação a novos missionários. Se for dado outro motivo diferente de missão, a permissão de trabalho está disponível mais facilmente.
Não é permitida a distribuição de Bíblias no exército e nas escolas. Desde setembro de 2001 foi suspensa toda impressão (papéis e livros devocionais ou particulares etc.) definitivamente.
O governo assumiu previamente as escolas cristãs e reluta em registrar outras.
Os socialistas tradicionais podem negar promoções nos empregos a cristãos sinceros.
À vista da proibição sobre reuniões nas igrejas, algumas delas precisam de orientação sobre estilos alternativos de adoração.
Os cristãos estão sofrendo a pior perseguição de toda a história da Eritreia.
A Constituição de 1997 prevê liberdade religiosa, no entanto, ela ainda não foi implementada. Assim, não é permitida a distribuição de Bíblias no Exército e nas escolas. Desde setembro de 2001, foi suspensa definitivamente toda impressão de materiais religiosos (papéis e livros devocionais ou particulares etc.).
Desde maio de 2002, todas as igrejas evangélicas estão fechadas por ordem do governo e precisam de autorização para funcionar. A prática de prender aqueles que se reúnem ou exercem qualquer outra atividade religiosa sem a autorização do governo já causou a prisão de mais de dois mil cristãos. Eles são mantidos em condições desumanas, presos em contêineres de metal ou em celas subterrâneas.
Os evangélicos não têm personalidade jurídica e, até agora, os registros para suas igrejas não foram concedidos. Atualmente, a igreja evangélica reúne-se ilegalmente nas casas. O governo controla as escolas que eram cristãs e reluta em registrar outras. Em 2002, o governo do presidente Isaías Afworki fechou as 12 igrejas protestantes independentes da Eritreia, proibindo suas congregações de se reunir até mesmo em casas. Desde então, pastores, soldados, mulheres, adolescentes, crianças e idosos foram presos quando surpreendidos em uma reunião, lendo a Bíblia e orando em grupos. O estado reconhece somente quatro instituições religiosas "históricas" no país, a saber: o islamismo e as igrejas ortodoxa, católica e luterana evangélica.
Dois líderes-chave da Igreja do Evangelho Pleno, uma das maiores denominações pentecostais da Eritreia, foram presos às seis horas da manhã de 23 de maio de 2004, em suas casas, em Asmara. Durante as detenções, os policiais confiscaram as chaves dos gabinetes pastorais, ameaçando verbalmente suas esposas. Haile Naizgi, que exerce o cargo de presidente da Igreja do Evangelho Pleno e o Dr. Kifle Gebremeskel, como presidente da Aliança Evangélica na Eritreia, estão presos em Asmara sem nenhum contato com suas famílias ou visitantes.
Na mesma época, uma cantora cristã eritreia também foi presa, em uma operação do Ministério da Defesa, apesar de ter cumprido seu serviço militar e nacional obrigatório. Helen Berhane era membro da Igreja Rema e havia lançado um CD que se tornara popular entre os jovens. Ela não atendeu às exigências: assinar um documento renegando sua fé em Cristo, prometendo não cantar mais, não compartilhar sua fé em Cristo e não realizar quaisquer atividades cristãs na Eritreia. Por isso, Helen ficou presa até o início de 2007. Ela saiu do país clandestinamente naquele ano e conseguiu asilo na Dinamarca, onde mora com sua filha.
Há mais de uma década, a Eritreia declarou que todos os grupos cristãos que não pertencessem às igrejas oficiais do governo não podiam funcionar de maneira nenhuma. Até o momento, o governo aprisionou milhares de cristãos. Muitos deles ainda permanecem sob custódia, sem nunca terem ido a julgamento para definir sua situação. Estima-se que 16 pessoas morreram este ano nas prisões, devido a doenças, tortura e desnutrição.
MOTIVOS DE ORAÇÃO:
-Ore por união entre as igrejas da Eritréia e também pelo seu crescimento espiritual.
-Ore pelos cristãos que estão nas prisões e em contêineres de metal .
-Ore pelas crianças.
-Ore pelas famílias que tem familiares presos.
-Ore pelos líderes da Igreja, para que eles tenham sabedoria em pastorear o rebanho. Agradeça ao Senhor pelos líderes e membros fiéis.
- Ore para que o governo seja correto e justo e que trate todas as religiões com igualdade e justiça.
-Ore para que os cristãos sejam fervorosos por Jesus e causem um significativo impacto em sua nação e além dela.
-Ore para que Deus dê paz a cada um nesses momentos de aflição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário