Diante do Trono é uma banda brasileira de música gospel, formada em 1997 na cidade de Belo Horizonte, na Igreja Batista da Lagoinha. O grupo tornou-se popular no Brasil desde o lançamento de seu primeiro trabalho, o disco Diante do Trono de 1998. Entretanto, foi a partir dos álbuns Águas Purificadoras e Preciso de Ti que adquiriu reconhecimento internacional, se tornando o maior conjunto gospel da América Latina e um dos mais bem-sucedidos na música brasileira.
Em uma única apresentação o Diante do Trono conseguiu reunir cerca de 2 milhões de pessoas. Também já foi vencedor nos troféus Talento e o Promessas, além de ser indicado ao Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2011. Segundo o próprio grupo e algumas fontes, já venderam mais de sete milhões de cópias em CD e dois milhões em DVD, entretanto estima-se que já venderam mais de dez milhões de discos.
Entre os anos de 2008 e 2010 o conjunto sofreu uma grande renovação de integrantes, dos quais a única que permaneceu no grupo foi Ana Paula Valadão, vocalista e líder da banda. Também já não conta com uma orquestra que sempre os acompanhava. Em suas características musicais, a banda se baseia no canto congregacional e a Música cristã contemporânea.
O conjunto também criou o CTMDT, preparatório para músicos e cantores na área de missões, além de ter parte de sua discografia totalmente voltada ao público infantil. Participa e participou de projetos sociais, como o Projeto Índia, que recolhe e ajuda meninas indianas na prostituição, em doações de alimentos para cidades no Norte de Minas Gerais em 2003 e uma campanha de doações de medula óssea em Barretos, durante a gravação do seu décimo terceiro álbum.
1995-2000: O início
Em 1995, o pastor Márcio Valadão, pai de Ana Paula, e Sérgio Gomes, maestro da Igreja, resolveram fazer um CD, cujo lucro serviria para combater a prostituição infantil que eles viram em uma viagem à Índia. O material para o álbum foi gravado em 31 de janeiro de 1998, num culto da Igreja Batista da Lagoinha. Junto à Ana Paula, os vocais eram formados por cantores como André Valadão, seu irmão, e Nívea Soares. Alguns meses depois da gravação a obra musical foi lançada, com destaque para a canção "Diante do Trono". Com o sucesso dessa música, o grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono. Além dessa canção, outras do conjunto também foram muito tocadas nas rádios, especialmente "Aclame ao Senhor", "Deus de Amor" e "Manancial".
Com o sucesso do trabalho realizado, o grupo decidiu continuar. Assim, em fevereiro de 1999, foi realizada a gravação do segundo trabalho, de título Exaltado, após adotarem o nome Diante do Trono. O álbum foi produzido por Ana Paula, Sérgio Gomes e André Espíndola, e teve participação de vocalistas do primeiro trabalho, como Nívea Soares, e também de novos integrantes como Helena Tannure e João Lúcio Tannure. Os dois primeiros álbuns da banda tiveram uma grande vendagem.
- Amanda Cariús
- Ana Paula Valadão
- Ana Paula Nóbrega
- Breno Borges
- Guilherme Fares
- Israel Salazar
- Letícia Brandão
- Marine Almeida
- Roberta Izabel
- Rodrigo Campos
- Saara Campos
- Ex-membros
- André Valadão
- Clay Peterson
- Eduardo Leite
- Érica Costa
- Graziela Santos
- Helena Tannure
- João Lúcio Tannure
- Marcelo Costa
- Mariana Valadão
- Maximiliano Moraes
- Nívea Soares
- Renata Valadão
- Soraya Gomes
A principal referência musical do Diante do Trono é o conjunto gospel australiano Hillsong. A banda até gravou vários álbuns em parceria com o ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário